Comunicação, Cultura e Meios Digitais

  • BERGER, Jonah . Contágio - Por que as Coisas Pegam. São Paulo: Leya, 2014.
  • STEPHENS-DAVIDOWITZ, Seth. Everybody Lies – Big Data, New Data, and What the Internet Can Tell Us About Who We Really Are. EUA: HARPER USA, 2017.
  • DAVENPORT, Thomas. Dados demais!: como desenvolver habilidades analíticas para resolver problemas complexos, reduzir riscos e decidir melhor. / Thomas Davenport, Jinho Kim; tradução Afonso Celso da Cunha. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016. LINK: http://bit.ly/2gbT3vD
  • LUCAS, Tim. Brasil com S: de Social. São Paulo: The Listening Agency, 2016. LINK: https://goo.gl/H8Wus3
  • LEMOS, Ronaldo e DI FELICE. A Vida em Rede. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2014.
  • JENKINS, Henry; GREEN, Joshua e FORD, Sam. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
  • SHIRKY, Clay. A Cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
  • HERMANN, Rosana. Um passarinho me contou. São Paulo: Panda Books, 2011.
  • BRAMBILLA, Ana. (org.) Para Entender as Mídias Sociais. São Paulo: E-book, 2011. Disponível em: http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com
  • SANTAELLA, Lucia. A Ecologia Pluralista da Comunicação: Conectividade, Mobilidade, Ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010
  • SANTAELLA, Lucia e LEMOS, Renata. Redes sociais digitais - A cognição conectiva do Twitter . São Paulo: Paulus, 2010
  • RAMOS, Tagil Oliveira. Twitter: chiclete e camisinha. São Paulo: Novatec, 2010
  • LEMOS, André e LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010
  • SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
  • LI, Charlene and BERNOFF, Josh. Fenômenos Sociais nos Negócios: Groundswell. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • CARR, Nicholas. A Grande Mudança - Reconectando o mundo, de Thomas Edison ao Google.. São Paulo: Landscape, 2008.
  • BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital. São Paulo: Aleph, 2009.
  • ANDERSON, Chris. Free - O futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
  • CAVALCANTI, Marcos. O Conhecimento em Rede. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra (orgs.) Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
  • BUSTAMANTE, Enrique. Redes Sociales. México: Ed. Alfaomega, 2008.
  • KEEN, Andrew. O Culto do Amador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
  • GANE, Nicholas. New Media. Oxford (UK): Berg Ed., 2008.
  • WERTHEIN, Margaret. Uma história do espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001.
  • JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
  • LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Groundswell: Winning in a World Transformed by Social Technologies. Massachusetts (Boston - USA): Harvard Business School Press, 1 edition, 2008.
  • VENTURELLI, Suzete. Imagem Interativa. Brasília: Ed. Univ. de Brasília, 2008.
  • DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos; SOUZA, Queila (orgs.). O Tempo das Redes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • JENKINS, Henry. Convergence Culture - Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.
  • TAPSCOTT, Don. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio; trad. Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
  • SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
  • ZUFFO, João Antônio. Flagrantes da vida no futuro. São Paulo: Saraiva; 2007.
  • MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.
  • SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
  • HOCKS, Mary E. e KENDRICK, Michelle R. Eloquent Images: Word and Image in the age os new media. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
  • HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.
  • NETO, Henrique Vailati. A Comunicação Virtual. São Paulo: Gráfica Arizona, 2007.
  • ANDERSON, Chris. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Comunicação Digital e a construção dos commons. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2007.
  • COLOMBO, Luis Augusto Beraldi. Comenius, a Educação e o Ciberespaço. São Paulo: Comenius, 2006.
  • CASALEGNO, Federico. Memória Cotidiana; trad. Adriana Amaral, Francisco Rüdiger e Sandra Montardo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
  • LESSIG, Lawrence. Cultura Livre. São Paulo: Trama, 2005.
  • MACIEL, Katia; PARENTE, André (orgs.). Redes Sensoriais: arte, ciência, tecnologia. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003.
  • LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial?; 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2006.
  • PARENTE, André (org.). Imagem Máquina; 3a ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
  • ARAUJO, Denize Correa (org.). Imagem (ir)realidade: Comunicação e Cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
  • HANSEN, Mark B.N.; LENOIR, Tim. New Philosophy for New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2006.
  • BOLTER, David; GROMALA, Diane.Windows and Mirrors : Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency. Cambridge, MA: The MIT Press, 2005.
  • LEVINSON, Paul. Digital McLuhan: A guide to the information millenium. New York: Routledge-USA, 2001.
  • HEIM, Michael. Electric Language, a Philosophical Study gf Word Processing; 2a ed. New Haven, Yale University, 1999.
  • ARONOWITZ, Stanley et al (org.) Tecnociência y Cibercultura: la interrelación entre cultura, tecnología y ciencia. Barcelona: Paidós, 1998.
  • MOLES, Abraham. Arte e Computador. Porto: Edições Afrontamento, 1990.
  • LANDOW, George. Hipermedia and Literary studies. Cambridge: MIT Press, 1991.
  • LANDOW, George P. Teoria del Hipertexto. Barcelona: Paidós Ibérica, 1997.
  • BOLTER, J. David. Writing Space: The Computer in the History of Literacy. Hillsdale, N. J.: Lawrence Erlbaum, 1990.
  • SHAW, Jeffrey e PETER Weibel (ed.). Future Cinema. The Cinematic Imaginary after Film; 1a ed. Massachusetts: The MIT Press/ZKM, 2004.
  • PETRY, Luis Carlos. Topofilosofia: o pensamento tridimensional na hipermídia. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica - PUC, 2003. (Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica)
  • BAIRON, Sergio. Texturas Sonoras; 1a ed. São Paulo: Hacker, 2005.
  • LEVINSON, Paul. Hypertext Digital McLuhan: a guide to the information millennium. New York: Routledge, 2001.
  • BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro; 1a ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.
  • LANDOW, George. Hypertext 2.0: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology; 2a ed. Baltimore, Maryland, The Johns Hopkins University Press, 1997.
  • MANOVICH, Lev. The Language of New Media; 1a ed. Cambridge: The MIT Press, 2001.
  • MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado da. Genealogia do Virtual: Comunicação, Cultura e Tecnologias do Imaginário; 1a ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2004.
  • XAVIER, Antônio Carlos e MARCUSCHI, Luiz Antônio (org.). Hipertexto e gêneros digitais; 1a ed. Rio de Janeiro: ed. Lucerna, 2004.
  • BAIRON, Sergio e PETRY, Luis Carlos. Hypermidia: psicanálise e história da cultura, making of.; 1a ed. Caxias do Sul: EDUCS; São Paulo: Ed. Mackenzie, 2000.
  • MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck; 1a ed. São Paulo: Itaú Cultural: ed. Unesp, 2003.
  • VLICHES, Lorenzo. A Migração Digital; trad. Maria Immacolata Vassallo de Lopes; 1a ed. Rio de Janeiro: ed. PUC-Rio, 2003.
  • SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
  • BAIRON, Sergio. Interdisciplinariedade: Educação, História da cultura e Hipermídia. São Paulo: Futura, 2002.
  • GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as Novas Mídias. São Paulo: Ed. Senac, 2003.
  • COSTA, Rogério da. A Cultura Digital; 2a ed. São Paulo: Publifolha, 2003.
  • ERCILIA, Maria. A Internet. 2a ed. São Paulo: Publifolha, 2001.
  • DIMANTAS, Hernani. Marketing Hacker. 1a ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
  • RUDGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
  • LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva. 4a ed. São Paulo: Loyola, 2003.
  • CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. 1a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaher Editor, 2003.
  • JOHNSON, Steven. Emergência. 1a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaher Editor, 2003.
  • SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. CASSINO, João (org.). Software Livre e Inclusão Digital. 1a ed. São Paulo: Conrad, 2003.
  • STERLING, Bruce. Tomorrow Now. Envisioning The Next Fifty Years. 1a ed. USA, Random House, 2002.
  • LEÃO, Lucia . Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo1a ed. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2002.
  • PELLANDA, Nize Maria Campos e PELLANDA, Eduardo Campos. Ciberespaço: Um Hipertexto com Pierre LévyPorto Alegre: Ed. Artes e Ofícios, 2000.
  • TEIXEIRA FILHO, Jayme. Comunidades Virtuais. 1a ed. Rio de Janeiro: Senac, 2002. DYSON, Freeman J. O Sol, o Genoma e a Internet. 1a ed. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.
  • LIMA, Frederico O. A Sociedade Digital. 1a ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2000
  • LEVINE, Rick... [et al.] O Manifesto da Economia Digital. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000
  • DYSON, Esther. Release 2.0 - A Design For Living In The Digital Age. EUA: Brodway, 1997
  • DERTOUZOUS, Michael. O Que Será - Como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo: Ed. Cia. das Letras, 1997
  • HUYGHE, François-Bernard. Profetas do Erro. São Paulo: Ed. Ática, 1997
  • BROCKMAN, John e MATSON, Katinka. As Coisas São Assim. São Paulo: Ed. Cia. das Letras, 1997
  • DIMENTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro. São Paulo: Ed. Ática, 1997
  • Coletivo NTC; coordenador geral Ciro Marcondes Filho. Pensar - Pulsar: Cultura Comunicacional, Tecnologias, Velocidade. São Paulo: Ed. NTC, 1996
  • GANDELMAN, Henrique. De Gutenberg à InternetSão Paulo: Ed. Record, 1997
  • VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. São Paulo: Editora 34
  • TOFFLER, Alvin. Criando Uma Nova Civilização. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1995
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LEÃO, Lucia . O Labirinto da HipermídiaSão Paulo: Ed. Iluminuras, 1999.
  • NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 1995.
  • BAIRON, Sergio. Multimídia. São Paulo: Ed. Global, 1995.
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34
  • MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. trad. Decio Pignatari. São Paulo: Ed. Cultrix, 1974.
  • LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em Educação segundo McLuhan. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1978.
  • WIENER, Norbert. Cibernética e Sociedade. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993
  • GATES, Bill. A Estrada do Futuro. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 1995
  • LÉVY, Pierre. O Que é Virtual. São Paulo: Editora 34
  • Dossiê Informática/Internet. Revista USP - 35. São Paulo: USP-CCS, 1997
  • CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas; 1a ed. São Paulo: Ed. DPeA, 2005.

Comunicação, Semiótica e linguagem visual

  • LASSALA, Gustavo. Introdução à produção gráfica: Conceitos fundamentais. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2018.
  • RUDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.
  • SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas; trad. Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • FILHO GOMES, João. Gestalt do Objeto; 9a edição. São Paulo: Escrituras, 2009.
  • DABNER, David. Guia de Artes Gráficas Design e Layout; 2a edição. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.
  • BONNER, William. Jornal Nacional - modo de fazer. São Paulo: Globo, 2009.
  • FONSECA, Joaquim da. Tipografia e Design Gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • BARBROOK, Richard. Futuros Imaginarios – das máquinas pensantes à aldeia global. São Paulo: Peirópolis, 2009.
  • ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
  • CAVALLINI, Ricardo. Onipresente. Comunicação: de onde viemos e para onde vamos. São Paulo: Ed. Fina Flor, 2009.
  • FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.
  • MININNI, Giuseppe. Psicologia cultural da mídia; trad. Mario Bresighello. São Paulo: A Girafa, edições Sesc SP, 2008.
  • PERNISA JÚNIOR, Carlos; FURTADO, Fernando Fábio Fiorese; ALVARENGA, Nilson Assunção (orgs). Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
  • BERNARDO, Gustavo; FINGER, Anke; GULDIN, Rainer. Vilém Flusser: uma introdução. São Paulo: Annablume, 2008.
  • ECO, Umberto. Quase a mesma coisa: experiências de tradução; trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2007.
  • MCLUHAN, Stephanie; STAINES, David. McLuhan por McLuhan; 1a ed. São Paulo: Ediouro, 2005.
  • AITCHISON, Jim. A propaganda impressa do século XXI; trad. Lucília Marques Pereira da Silva. São Paulo: Bossa Nova, 2007.
  • FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado; trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: CosacNaify, 2007.
  • MARTINS FILHO, Plinio. A arte invisível ou A arte do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
  • LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos; trad. André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • CABRERA, Julio. O Cinema Pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes; trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  • FRANKEL, Felice. Envisioning Science. Cambridge, MA: MIT Press, 2002.
  • HEIM, Michael. Virtual Realism. New York: Oxford University Press, 1998.
  • ROBIN, Harry. The scientific image: from cave to computer. New York: W. H. Freeman and Co., 1993.
  • CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vivion and modernity in the nineteenth century, 8o ed. Cambridge, MA: MIT Press, 1998.
  • COMENIUS, John Amos. Orbis Pictus. Syracuse, NY: C. W. Bardeen, 1887.
  • HURLBURT, Allen. Layout: O Design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
  • SUTTON, Tina . The Complete Color Harmony. Massachusetts: Rockport publishers, 2004.
  • LUPETTI, Marcélia. Gestão Estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  • LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Thomson Learning, 2003.
  • GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação; 3a ed. São Paulo: Annablume, 2004.
  • MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • FERRARA, Lucrécia D´Aléssio. O Texto Estranho. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
  • SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
  • KADOTA, Neiva Pitta. A construção da linguagem: introdução à linguistica, semiótica e comunicação. São Paulo: LCTE Editora, 2006.
  • CRYSTAL, David. A revolução da linguagem; trad. Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
  • SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada; 1ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
  • AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal; 1ed. São Paulo: UNESP, 2004.
  • JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem; trad. Marina Appenzeller; 9a ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
  • SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Semiótica. São Paulo: Experimento, 1999.
  • SANTAELLA, Lúcia. Estética - de Platão a Peirce.. São Paulo: Experimento, 1994.
  • PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica; 1ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.
  • PEIRCE, Charles S.. Semiótica; trad. José Teixeira Coelho Neto; 3a ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.
  • WALTHER-BENSE, Elisabeth. A Teoria Geral dos Signos; trad. Pérola de Carvalho; 1a ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.
  • SANTAELLA, Lucia. Cultura das Mídias; 3a ed. São Paulo: Ed. Experimento, 1996.
  • SANTAELLA, Lucia. A Assinatura das Coisas, Peirce e a literatura; 1a ed. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
  • PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1974.
  • SANTAELLA, Lucia e NORTH, Winfried. Comunicação e Semiótica; 1a ed. São Paulo: Hacker, 2004.
  • HOLLIS Richard. Design Gráfico. Uma História concisa; 1a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III; trad. Léa Novaes; 1a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa; 2a ed. São Paulo: Hacker, 2002.
  • SANTAELLA, Lucia e NORTH, Winfried. Imagem - Cognição, Semiótica, Mídia; 1a ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
  • BARTHES, Roland. Inéditos, vol.3 - Imagem e Moda; trad. Ivone Castilho Benedetti; 1a ed. São Paulo: ed. Martins Fontes, 2005.
  • SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal.; 1a ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  • PIGNATARI, Décio. Informação Linguagem Comunicação; 2a ed. São Paulo: Ateliê Editotial, 2003.
  • VANOYE, Francis. Usos da Linguagem; trad. Clarisse Madureira Sabóia; 11a ed. São Paulo: ed. Martins Fontes, 1998.
  • Revista Galáxia; núm 7, abril/2004. São Paulo: ed. Educ, abril/2004.
  • BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia; trad. Maria Carmelita Pádua Dias; 1a ed. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 2004.
  • STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, Robert. Comunicação, Mídia e Tecnologia; trad. José Antonio Lacerda Duarte. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
  • FALLEIROS, Dario Pimentel. O Mundo Gráfico da Informática. 1a ed. São Paulo: Ed. Futura, 2003.
  • WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação. São Paulo: Cultura Editores, 1991.
  • NONAKA, Ikujiro. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
  • COLLARO, Antonio Celso. Projeto Gráfico. São Paulo: Ed. Summus, 2000.
  • WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Designer. São Paulo: Ed. Callis, 1995.
  • FERLAUTO, Claudio. O Tipo da Gráfica, uma Continuação. São Paulo: Ed. Rosari, 2002.
  • CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo : Mosaico, 1980.
  • PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro : Ed. Univ. de Brasília, 1982.
  • CARRAMILLO, Mario. Produção Gráfica I. São Paulo: Ed. Global, 1997
  • PINHEIRO, Agnaldo, Outdoor. Uma Visão do Meio por Inteiro. Rio de Janeiro: Boch, 1990.
  • OLIVEIRA, Marina. Produção Gráfica para Designers. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2000.
  • CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 1a ed. São Paulo: Futura, 2000
  • AZEVEDO, Wilton. Os Signos do Design. São Paulo: Ed. Global, 1994
  • BARTHES, Roland. Elementos da Semiologia. São Paulo: Cultrix, 1993
  • GARCIA, Othon M. Comunicação Em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1995
  • HOINEFF, Nelson. A Nova Televisão. Rio de Janeiro: Ed. Relum-Dumara, 1996

Marketing, Publicidade e Mídias Sociais

  • KIMURA, Juliano. O Livro Secreto das Redes Sociais. São Paulo: Ed. Futurama, 2017.
  • BARGER, Christopher. O Estrategista em Mídias Sociais. São Paulo: DVS Editora, 2013.
  • MONTEIRO, Diego e AZARITE, Ricardo. Monitoramento e Métricas em Mídias Sociais: do estagiário ao CEO. São Paulo: DVS Editora, 2012.
  • SCOTT, David Meerman. The New Rules of Marketing & PR. USA: John Wiley & Sons, 2011.
  • BLANCHARD, Olivier. Social Media ROI. USA, Indiana: Pearson Education, 2011.
  • RAPP, Stan. Redefinindo Marketing Direto Interativo na Era Digital. São Paulo: M. Brooks, 2011.
  • DIMOS, Jerry. Retorno sobre investimento em mídias sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • QUALMAN, Erik. Socialnomics: how social media transforms the way we live and do business. New Jersey: John Wiley e Sons, 2009.
  • SOLIS, Brian; BREAKENRIDGE, Deirdre. Putting the Public Back in Public Relations. New Jersey: Pearson Education, 2009.
  • WEBER, Larry. Marketing to the social web: how digital customer communities build your business. Hoboken, N.J: John Wiley e Sons; 2007.
  • GILLIN, Paul. The new influencers: a marketer's guide to the new social media. Quill Driver Books/Word Dancer Press, 2007
  • WRIGHT, Jeremy. Blog Marketing. São Paulo: M. Books, 2008.
  • WIEDEMANN, Julius. Web Design: Music Sites. Cologne, Germany: Tachen, 2006.
  • VISE, David A. Google: a história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos; trad. Gabriela Fróes. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • FRIEDLEIN, Ashley. Como Gerenciar Sites Web de Sucesso. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
  • LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-Marketing; 1a ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.
  • ZEFF, Robbin. Publicidade na Internet. Rio de Janeiro, Campus, 2000.
  • ROBERTS, Stevan. Mala-direta via Internet. São Paulo, Futura, 2001.
  • REEDY, Joel. Marketing Eletrônico: integrando recursos eletrônicos aos processos de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2001
  • FIORE, Frank. E-Marketing Estratégico. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • SEYBOLD, Patrícia; MARSHAK, Ronni T. Clientes.Com. São Paulo: Makron Books, 2000.
  • NAKAMURA, Rodolfo Reijiro. E-Commerce na Internet. São Paulo: Ed. Érica, 2001.
  • AMOR, Daniel. A (R)Evolução do E-business. São Paulo: Makron Books, 2000.
  • EDWARDS, Paul e Sarah; ROHRBOUGH, Linda. Ganhando Dinheiro na Internet. São Paulo: Makron Books, 2000.
  • DENEGA, Marcos Antonio. Como Promover seu Site. São Paulo: Berkeley Brasil, 2001.
  • PINHO, José Benedito. Publicidade e Vendas na Internet. São Paulo: Ed. Summus, 2000.
  • VASSOS, Tom. Marketing Estratégico na Internet. São Paulo: Ed. Makron Books, 1997
  • DECEMBER, Jonh e RANDALL, Neil e TATTERS, Wes. Discover The World Wide Web. EUA: Sams.Net
  • MARCONDES, Pyr. 200 Anos de Propaganda no Brasil. São Paulo: Ed. Meio e Mensagem, 1995
  • TROUT, Jack e RIVKIN, Steve. O Novo Posicionamento. São Paulo: Makron Books, 1996
  • OTY, Dorothy. Divulgação Jornalística e Relações Públicas. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1995
  • SAMARA, Beatriz. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994
  • STEVENSON, Willian. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1986
  • CORRÊA, Roberto. Contato Imediato com Planejamento em Propaganda. São Paulo: Ed. Global, 1990
  • RIBEIRO, Julio [et al]. Tudo O Que Você Queria Saber Sobre Propaganda...
  • GODIN, Seth. Marketing de Permissão. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000
  • PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sergio. Comunicação e Marketing. São Paulo: Futura, 2002.

Softwares, Educação e Tecnologia

  • ROSINI, Alessandro Marco. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  • FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: Ed. Senac, 2004.
  • TERRA, Jose Claudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento e E-Learning na prática. 1a ed. São Paulo: Negócio Editora, 2003.
  • MAIA, Carmem. ead.br: Experiências inovadoras em educação. 1a ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2003.
  • ALVES, Lynn. NOVA, Cristiane. Educação a Distância - Uma nova concepção de aprendizado e interatividade. 1a ed. São Paulo: Ed. Futura, 2003.
  • ALAVA, Séraphin (org.). Ciberespaço e Formações Abertas. Rumo a novas práticas educacionais?. 1a ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • TAJRA, Sanmya Feitosa. Comunidades Virtuais. 1a ed. São Paulo: Ed. Érica, 2002.
  • BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias Educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. 1a ed. Rio de Janeiro: Ed. Quartet, 2001.
  • COSCARELLI, Carla Viana, org. Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas de Pensar. 1a ed. Belo      Horizonte: Ed. Autêntica, 2002.
  • PALLOFF, Rena M. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. 1a ed. Porto Alegre: Ed. ArtMed, 2002.
  • RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na Cibercultura. Porto Alegre: Ed. ArtMed, 2002.
  • HEIDE, Ann e STILBORNE, Linda. Guia do Professor para a Internet. Porto Alegre: Ed. ArtMed, 2000.
  • TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na Educação. São Paulo: Ed. Érica, 2002.
  • MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de Educação a Distância. 1a ed. São Paulo: Editora Esfera, 2002.
  • PENTEADO, Miriam. A Informática em Ação - Formação de Professores. São Paulo: Editora Olho D´agua, 2000.
  • MIRSHAWKA, Victor e MIRSHAWKA Jr, Victor. O Boom na Educação. São Paulo: Ed. DVS, 2002.
  • SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2001.
  • BARATO, Jarbas Novelino. Escritos sobre Tecnologia Educacional e Educação Profissional. 1a ed. São Paulo: Ed. Senac SP, 2002.
  • OLIVEIRA, Vera Barros de. Informática em Psicopedagogia. São Paulo: Ed. Senac SP, 1999.
  • ROSENBERG, Marc J. e-Learning. 1a ed. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • Adobe Creative Team. Adobe Indesign CS4: Classroom in a book. Porto Alegre: Boolman, 2009.
  • Adobe Creative Team. Adobe Photoshop CS4: Classroom in a book. Porto Alegre: Boolman, 2009. 
  • HORIE, Ricardo Minoru. Preparação e Fechamento de Arquivos para Birôs; 1a ed. São Paulo: ed. Erica, 2003.,
  • ALVES, William Pereira. Crie, Anime e Publique Seu Site Utilizando Fireworks MX 2004, Flash MX 2004 e Dreamweaver MX 2004 para Windows; 1a ed. São Paulo: ed. Erica, 2004.,
  • MANZI, Fabrício. Dreamweaver MX 2004; 1a ed. São Paulo: ed. Erica, 2004.
  • PAGE, Khristine Annwn. Dreamweaver MX 2004; trad. Edson Furmankiewicz; 1a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • MANZI, Fabrício. Flash MX 2004: Criando e Animando para a Web. 1a ed. São Paulo: Editora Érica, 2003.
  • JANOTA, Dauton. FLASH Actionscript MX. 1a ed. São Paulo: Ed. Axcel Books, 2003.
  • BARDZELL, Jeffrey. Macromedia Dreamweaver MX - Aplicações Dinâmicas. 1a ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.
  • PINTO, Marcos José. Blogs! Seja um editor na Era Digital. 1a ed. Sâo Paulo: Ed. Erica, 2002.
  • DENEGA, Marcos Antonio. Como Pesquisar na Internet. São Paulo, Editora Berkeley, 2000.
  • HORIE, Ricardo Minoru. 300 Superdicas de Editoração Design e Artes Gráficas. São Paulo: Ed. Senac SP, 2001
  • TOWERS, J. Tarin. Dreamweaver 4, para Windows e Macintosh. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  • SANTOS, Adauto Machado dos. Aprendendo arte no CorelDraw 10. 1a ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2001.
  • NILES, Robert e DWIGHT, Jeffry. CGI em Exemplos. São Paulo: Makron Books, 1998
  • PLANT, Darrel. Flash 3!. USA: Macromedia Press, 1998
  • NELSON, Stephen L. Front Page 98 Sem Mistério. São Paulo: Berkeley Brasil, 1998
  • McCANNA, Laurie. Creating Great Web Graphics. EUA: Mis Press, 1996
  • ARONSON, Larry. HTML3 Manual Of Style. EUA: Ziff-Davis Press, 1995
  • CARDOSO, Carlos. JavaScript Guia de Referência Inteligente. São Paulo: Ed. Axcel Books, 1996
  • STERNE, Jim. World Wide Web Marketing. EUA: Wiley Publication, 1996
  • STOUT, Rick. Web Site Stats. EUA: Osborne Mc-Graw-Hill, 1997

Ciências humanas e outros

  • CORTELLA, Mario Sergio. KARNAL, Leandro. PONDÉ, Luiz Felipe. Felicidade - modos de usar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
  • HARARI, Yuval Noah. Sapiens. Um breve história da humanidade - 24. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017. 
  • HARARI, Yuval Noah. Homo Deus. São Paulo: Cia. das Letras, 2016. 
  • MLODINOW, Leonard. Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • MESSA, Carlos. O poder dos Pais no desenvolvimento emocional e cognitivo dos filhos. São Paulo: SSUA Editora, 2009.
  • JOHNSON, Steven. O Mapa Fantasma. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008.
  • VAN FRAASSEN, Bas C. A Imagem Científica; trad. Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Ed. UNESP: Discurso Editorial, 2007.
  • BAUMAN, Zygmund. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
  • FERRY, Luc. Aprender a Viver. São Paulo: Objetiva, 2007.
  • GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência; trad. Angela Dias. Rio de janeiro: Tempo BRasileiro, 1983.
  • KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático, trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
  • HENNIGFELD, Jochem; JANSOHN, Heinz (orgs.). Filósofos da Atualidade. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2006.
  • CASANOVA, Pablo González. As Novas Ciências e as Humanidades: da academia à política. São Paulo: Loyola, 2004.
  • OSTROWER, Fayga. A Sensibilidade do Intelecto; 7a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
  • COLE, K. C. O Universo e a Xícara de chá: a matemática da verdade e da beleza; trad. Elizabeth Leal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
  • JAMBET, Christian. A Lógica dos orientais: Henry Corbin e a ciência das formas; trad. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco. São Paulo: Globo, 2006.
  • MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível; trad. Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
  • MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura; trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
  • FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais; 3a ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
  • FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (org). Imagem e Conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006.
  • BURNETT, Ron. How Images Think. Cambridge, MA: The MIT Press, 2005.
  • MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru, SP: Edusc, 2005.
  • MEZAN, Renato. Interfaces da Psicanálise. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
  • CHOMSKY, Noam. Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente, trad. Marco Antônio Sant'anna. São Paulo: Unesp, 2005.
  • MARIAS, Julián. História da Filosofia, trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a Visão e as Cores, trad. Erlon José Paschoal. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
  • JOSGRILBERG, Fabio B. Cotidiano e invenção: os espaços de Michel de Certau. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
  • SCHILLER, Friedrich. Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93: recolhidos por Christian Friedrich Michaelis, trad. Ricardo Barbosa. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2003.
  • GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I, trad. Flávio Paulo Meurer, 6a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Ed. Universitária São Francisco, 1997.
  • GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II, trad. Enio Paulo Giachini, 2a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Ed. Universitária São Francisco, 2002.
  • BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.
  • MENESES, Paulo. Hegel e A Fenomenologia do Espírito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
  • JIMENEZ, Marc. O que é Estética?. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2005.
  • SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética; 7a edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
  • SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem Numa Série de Cartas; trad. Márcio Suzuki e Roberto Schwartz; 4a ed. São Paulo: Iluminuras, 2002.
  • BARBOSA, Ricardo. Schiller e a cultura estética; 1a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
  • GOIFMAN, Kiko. Valetes em slow motion - a morte do tempo na prisão: imagens e textos ; 1a ed. Campinas: Editora da Unicamp (Livro e CD-ROM), 1998.
  • HARRY, Robin. The Scientific Image: From Cave to Computer. New York: Harry N. Abrams, Inc, 1992. 
  • JONES, Caroline A. e GALISON, Peter (ed). Picturing Science Producing Art. New York and London: Routledge, 1998.
  • MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: Uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • AUMONT, Jacques. A Imagem; 8a ed. Campinas: Papirus, 2002.
  • NEIVA, Eduardo. A Imagem. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
  • FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta : ensaios para uma futura filosofia da fotografia; [Tradução do autor]. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
  • MITCHELL, W. J. The language of images. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
  • CESAR, Newton, PIOVAN, Marco. Making Of: Revelações sobre o dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Futura, 2003.
  • SANDERS, Tim. O Amor é a Melhor Estratégia. 1a ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

Romances e cia.

  • AVANCINI, Atílio. Entre Gueixas e Samurais. São Paulo: Editora da Univ. de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
  • MEZRICH, Ben. Bilionários por acaso: a criação do Facebook. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • ZAFÓN, Carlos Ruiz. A Sombra do Vento. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
  • VARGAS LLOSA, Mario. Pantaleão e as visitadoras; trad. Ari Roitman, Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
  • PORTO, Sérgio. A Casa Demolida. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
  • YALOM, Irvin. A cura de Schopenhauer; trad. Beatriz Horta. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
  • HOSSEINI, Khaled. O caçador de pipas; trad. Maria Helena Rouanet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
  • TRUFFAUT, Francois e SCOTT, Helen. Hitchcock/Truffaut: Entrevistas. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
  • GIBSON, William. Neuromancer. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2003.
  • ALDISS, Brian. Superbrinquedos Duram o Verão Todo. 1a ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2001
  • ULMAN, Ellen. Perto da Máquina. 1a ed. São Paulo: Conrad Editora, 2001
  • TURNER, Davis e MUÑOZ, Jesus. Para os Filhos dos Filhos dos Nossos Filhos. 1a ed. São Paulo: Plexus, 1999
  • RIBEIRO, Julio. Fazer Acontecer. São Paulo: Ed. Cultura, 1994
  • GABEIRA, Fernando. O Que É Isso, Companheiro?. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 1996
  • CLARKE, Arthur C. 3001 - A Odisséia Final. São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1997
  • TELLER, Astro. Exegesis. USA: Vintage, 1997.